câncer de rim

TRATAMENTO

O câncer de rim é o terceiro mais frequente do aparelho urinário, acometendo pessoas entre os 50 e 70 anos de idade, sendo duas vezes mais frequente em homens do que nas mulheres.

 Prevenção: Os fatores de riscos para o câncer renal são tabagismo, obesidade, hipertensão, histórico familiar da doença e algumas síndromes genéticas, como Doença de Von Hippel-Lindau.

 Sintomas: o paciente pode queixar-se de dor em flanco, sangramento urinário e massa abdominal.

Diagnóstico: O diagnóstico pode ser feito através dos exames de imagem como ultrassonografia e Tomografia Computadorizada de Abdome com Contraste. Este último, além de auxiliar na identificação da doença, permite avaliar as estruturas adjacentes, possibilitando um planejamento terapêutico minucioso. A Ressonância Nuclear Magnética pode ser realizadas em situações específicas, quando o médico achar necessário.

Tratamento: O tratamento principal é a cirurgia com a “retirada” do tumor. Dependendo do tamanho e da localização, não haverá a necessidade de retirar completamente o rim, apenas uma parte dele (nefrectomia parcial). Para escolha do tipo de tratamento cirúrgico a ser realizado leva-se em consideração o tamanho do tumor, localização e algumas outras características da própria lesão e do paciente.

Converse com seu urologista sobre todos os aspectos relativos à prevenção e tratamento desta doença.

TRATAMENTOS

Telefone

(41) 3015.0303

Endereço

Rua Portugal, 307 - São Francisco | Curitiba-PR - CEP 80510280

E-mail

fmeyer@urocentro.com

Dr.Fernando Meyer
Enviar mensagem