câncer de pênis

TRATAMENTO

O câncer de pênis é um tipo de neoplasia rara, afetando homens a partir dos 50 anos.

Prevenção: Está associado a baixas condições socioeconômicas, má higiene íntima e à falta de circuncisão (remoção da pele que recobre a glande) nos pacientes portadores de fimose (estreitamento da pele que recobre a glande). Sendo assim, a higiene adequada e a circuncisão se constituem os principais medidas preventivas.

Sintomas: os principais sintomas são úlceras penianas persistentes, além de tumoração na glande, prepúcio ou corpo do pênis. A presença desses sinais associado de infecção local, pode ser um indicativo de câncer de pênis.

Diagnóstico: É necessário consultar um especialista imediatamente, pois se deve coletar biópsia da lesão, além de pesquisar gânglios inguinais (ínguas na virilha), que podem ser sinais de manifestação sistêmica da doença. Quando feito o diagnóstico precoce, o câncer de pênis apresenta alta taxa de cura.

Tratamento: O tratamento depende do acometimento local do tumor e da presença ou não de lesões inguinais. A cirurgia é o tratamento inicial preconizado para controle local da doença e, quando necessário, deve-se realizar a remoção dos gânglios aumentados.

A radioterapia e quimioterapia são necessários na presença de doença sistêmica, porém os melhores resultados são obtidos com o tratamento cirúrgico, na medida do possível.

Converse com seu urologista sobre todos os aspectos relativos à prevenção e tratamento desta doença.

TRATAMENTOS

Telefone

(41) 3015.0303

Endereço

Rua Portugal, 307 - São Francisco | Curitiba-PR - CEP 80510280

E-mail

fmeyer@urocentro.com

Dr.Fernando Meyer
Enviar mensagem