
O cálculo renal, popularmente conhecido como “pedra nos rins” consiste no desenvolvimento de massa calcárea sólida formada a partir de cristais de sais presentes na urina.
Prevenção: A forma mais efetiva de combate aos cálculos é a ingestão hídrica abundante, evitar excess de sódio, assim como proteínas.
Sintomas: Os cálculos renais podem apresentar-se de maneira silenciosa, assim como sintomáticos, provocando dores como cólicas abdominais intensas. Dores ao urinar, perda de cristais através da urina, necessidade de urinar constant.
Diagnóstico: O diagnostico preciso permite a escolha do tratamento mais adequado, podendo variar desde um simples acompanhamento à necessidade de Cirurgia.
Tratamento: O tratamento do cálculo urinário varia de acordo com o tamanho e localização dentro do trato urinário. Atualmente, dispomos de um arsenal tecnológico bastante completo no combate a esta patologia, como Litotripsia Extracorpórea, Ureterolitotripsias e Nefrolitotripsias, além de abordagem videolaparoscópica, evitando assim a perda da função renal.
Converse com seu urologista sobre todos os aspectos relativos à prevenção e tratamento desta doença.